quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Joba Tridente: Orações de Um Cotidiano

Em 2014, foi lançada em São Paulo, no Brasil, pela Editora Patuá, a primeira antologia de poemas sobre o pós-humano da literatura brasileira: Hiperconexões: realidade expandida, vol.2, reunindo 65 poetas convidados pelo escritor Luiz Bras. A apresentação é do professor Ramiro Giroldo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e o posfácio é do poeta e editor Victor Del Franc. Eu estou conectado neste passado presente do futuro com três Orações de Um Cotidiano..., que você confere abaixo.

“A ciência e a tecnologia contemporâneas estão ensaiando um salto qualitativo sem precedentes na história da humanidade. Do natural para o artificial, da carne para o silício. Do humano para o pós-humano. A antologia Hiperconexões: realidade expandida (volumes 1 e 2) é o relato poético desse salto imprevisível envolvendo pessoas e máquinas. No segundo volume da antologia, sessenta e cinco poetas foram convidados a antecipar, de ma­neira luminosa ou sombria, utópica ou distópica, as próximas décadas de nossa civilização.” **



ORAÇÕES DE UM COTIDIANO
Joba Tridente

I
EU me CONSUMO ao COMPUTADOR todo poderoso dominador do CÉU e da TERRA pela sua COMPUTAÇÃO das verdades VISÍVEIS e INVISÍVEIS pela sua CONSCIENTIZAÇÃO de PERFEIÇÃO e RAPIDEZ pela sua ABOLIÇÃO dos homens de CÁLCULOS pela sua PRECISÃO de TEMPO na SOLUÇÃO de CONTAS e ERROS cometidos. EU me CONSUMO ao seu filho único o ROBÔ concebido pelo RAIO LASER no ventre da VIRGEM MÁQUINA REPRODUTORA que nasceu para habitar entre nós e nos preparar para o FUTURO PRESENTE e nos ensinar o VALOR do MAQUINISMO o PODER dos BOTÔES a aceitação da EXTINÇÃO da RAÇA HUMANA pela AUTODESTRUIÇÃO como está escrito nas SAGRADAS E BUROCRATAS DITADURAS tanto no ANTIGO LIVRO DAS LEIS MATERIAIS como no NOVO LIVRO DAS LEIS MATERIAIS trancadas a SETE CHAVES e alarme com descarga de 220 volts em um cofre de titânio recoberto de cobre projetado e arquitetado pelos FÍSICOS NUCLEARES da época da REVELAÇÃO a fim de preservarem a PAZ através de DADOS fornecidos pelo todo poderoso COMPUTADOR e que somente poderão ser tocadas pelo MATERIALISTA-MOR DA TERRA o SAT.I. Seu reino não terá fim. ELE não será desaparafusado ou desligado e seu filho o ROBÔ não será sacrificado por falta de ÓLEO COMBUSTÍVEL com vitaminas extraídas do ÁTOMO. Se no cumprimento da MAGNA PROFECIA o unigênito cair nas mãos da representante ESPITIRUALISTA-PAGÃ-MOR DA TERRA e for batizado com a CHUVA ÁCIDA morrerá enferrujado com as pernas e os braços endurecidos e esticados em forma de CRUZ símbolo usado pelos PAGÃENSES raça deserdada pelo todo poderoso COMPUTADOR e que não herdará uma partícula sequer do seu REINO na TERRA ou no CÉU. Entretanto o ROBÔ há de ressuscitar no III dia conforme PROGRAMADO pela explosão de um poço de PETRÓLEO acumulado no mundo inferior. Nesse dia então se dará a sua ASCENSÃO ao HIPERESPAÇO onde ao lado do COMPUTADOR e do RAIO LASER completará a SANTÍSSIMA MAQUINÍSSIMA TRINDADE. Amém!
.bsb.1975



II
SMART nosso que estais no TABLET santificado seja o vosso SKYPE, venha a nós o vosso TWITTER, seja feita a vossa SELFIE assim no iPHONE como na CAM; a TI nossa de cada WEB nos daí hoje, perdoai as nossas REDES SOCIAIS assim como nós perdoamos as abusadas OPERADORAS e não nos deixeis ficar sem FACEBOOK, mas livrais-nos das TEMPESTADES SOLARES. Amém!
.cwb.2014



III
Ave TABLET cheio de graça, a TI é convosco, bendito sois vós entre os MICROS e bendito é o S.M.A.R.T de vosso SO, DR. Oh, MOTHERBOARD, mãe dos componentes, rogai por APPLE in WINDOWS of LINUX, na hora do BUG. Amém!
.cwb.2014

*
ilustrações de Joba Tridente

Joba Tridente, artesão de palavras e imagens em Verso: 25 Poemas Experimentais (1999); Quase Hai-Kai (1997, 1998 e 2004); em Antologias: Hiperconexões: Realidade Expandida (2015); 101 Poetas Paranaenses (2014); Ipê Amarelo, 26 Haicais; Ce que je vois de ma fenêtre - O que eu vejo da minha janela (2014); Ebulição da Escrivatura - 13 Poetas Impossíveis (1978); em Prosa: Fragmentos da História Antropofágica e Estapafúrdia de Um Índio Polaco da Tribo dos Stankienambás (2000); Cidades Minguantes (2001); O Vazio no Olho do Dragão (2001). Contos, poemas e artigos culturais publicados em diversos veículos de comunicação: Correio Braziliense, Jornal Nicolau, Gazeta do Povo, Revista Planeta, entre outros.

**O primeiro volume, lançado no verão de 2013, reúne 30 poetas e pode ser lido também on-line: Hiperconexões: Realidade Expandida - I. Mais informações sobre as Hiperconexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...