domingo, 6 de novembro de 2016

Poemas Curtos - Paranaguá 2016 - 2

Entre os dias 13 e 15 de setembro de 2016 orientei várias oficinas de Hai-Kai Sem Compromisso e/ou Poema Curto, durante a 35ª Semana Literária SESC & Feira do Livro de Paranaguá, no litoral paranaense. O tempo irrisório..., apenas uma hora para cada grupo de oficinandos do Ensino Fundamental (8 e 9 anos), Projeto Jovem Aprendiz-SENAC (15 a 18 anos), UFPR-Litoral e visitantes ocasionais..., não impediu a produção de poemas bons ou curiosos e até mesmo rebeldes. Fiz uma breve seleção, dividida em cinco postagens. Link para: Poemas Curtos - 1998, resultado das oficinas realizadas em Pato Branco e Curitiba, no Paraná-PR.

Dos alunos do Projeto Jovem Aprendiz-SENAC, os poemas são de Marcelo Vecchio da Cruz, Keity Schroeder, Haruo Marins Yosumoto, Vanesa Lima, Gheilione. Link: Poemas Curtos - Paranaguá 2016 - 1.



Oficina de Hai-Kai Sem Compromisso
orientada por Joba Tridente


Marcelo Vecchio da Cruz

lago cristalino
lua e água
prateando a noite




Keity Schroeder

noite fria
até no sonho
o vento assobia




Haruo Marins Yosumoto

rato que rói rasteiro
ao lusco-fusco
a coruja afia o bico




Vanesa Lima

domingo em família
álbum de fotos
e bolo de fubá




Gheilione

folha da palmeira
vai e vem com a brisa
ventarola natural

*
ilustração de Joba Tridente.2016



Joba Tridente, artesão de palavras e de imagens, é Oficineiro Cultural há 21 anos (1995-2015): Hai-Kai Sem Compromisso; Assim Nasce um Jornal; Contando Histórias - A Arte de Escrever; Poética-Postal; Arte-Postal; InterAtividade; Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra; A Arte de Contar Histórias; Bonecos Animados utilizando Material Reciclável; Contando Histórias com Bonecos Animados; Edite o seu Livro; Brinquedos de Longa Vida; Dobra Desdobra Dobra um Avião; Formação de Contadores de História; Brinquedos que se faz Brincando; 1001 Reutilizações da Embalagem de Pizza; Ouvido de Poesia de Ouvido; Exercitando o Olhar. Atendendo: Fundações Culturais; Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do Paraná; Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná; Secretarias Municipais de Educação; Secretaria Especial de Relações com a Comunidade; Teatro Guaíra; UFPR; UEPG-PR; MIS-PR; SESC-PR. Produtos: livros de poesia e de contos; jornais experimentais; exposições fixas e itinerantes de arte e de poesia; espetáculos de Teatro de Bonecos. Projetos Culturais: Semana Literária do SESC; BiblioSESC; Ação Integrada para o Letramento/UFPR; Biblioteca Viva Itinerante; Ligado na Cultura; Balaio de Histórias;  SER;  Livros à Mão Cheia; Festival de Inverno/UFPR; FERA; Paraná em Ação; Educação Com Ciência; Águas de Março; Paranização/Teatro Guaíra; Paraná Fazendo Arte; Projeto Mutirão Cultural; Comboio Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...