quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Poemas Curtos - 1998

No ano de 1996 eu criei, a pedido do SESC da Esquina, de Curitiba-PR, a Oficina Hai-Kai Sem Compromisso, destinada a orientar crianças em fase de alfabetização (7 anos). Foi um sucesso imediato. A levei para várias cidades do interior e bibliotecas da capital. Os poemas produzidos pelas crianças eram pérolas verdadeiras. Da primeira Oficina de Hai-Kai Sem Compromisso, em Cascavel, acabei perdendo o opúsculo e os registros no PC (ainda guardo o HD para um dia tentar resgatar!), mas de outras ainda tenho os livretos de Poemas Curtos.

Como ando muito nostálgico ultimamente, esperei passar a Semana da Criança, no Brasil, para publicar uma brevíssima seleção de Poemas Curtos criados por oficinandos, na faixa dos 8 aos 12 anos, em duas oficinas. De Pato Branco-PR (1998): Murilo Painin Marcondes e Ricardo Carraro (8 anos) e Crislaine A. Riggo (11 anos). De Curitiba-PR (1998): Iris Midory Franco (11 anos) e Paula Maia de Souza (12 anos). Agora essa garotada já cresceu e, possivelmente, até constituiu família. Gostaria de reencontrá-los algum dia!



Oficina de Poemas Curtos – 1998
orientada por Joba Tridente


Murilo Painin Marcondes

flor
vermelha
caindo pingos de chuva

*

Ricardo Carraro

borboletas brancas
parecem avencas
desabrochando

*

Crislaine A. Riggo

sentado na varanda
um homem
ao sabor do figo

*

Iris Midory Franco

gansos selvagens
grasnando branco.
filhotes nascendo!

*

Paula Maia de Souza

peixes n’água gelada
nada de sol lá
brincadeiras no pensamento

*
ilustração de Joba Tridente.2016


NOTA: Já estou escolhendo alguns poemas da Oficina Hai-Kai Sem Compromisso, para jovens de 8 a 18 anos, que orientei em Paranaguá-PR, no mês de Setembro de 2016.


JOBA TRIDENTE, artesão de palavras e de imagens, é Oficineiro Cultural há 21 anos (1995-2016): Hai-Kai Sem Compromisso; Assim Nasce um Jornal; Contando Histórias - A Arte de Escrever; Poética-Postal; Arte-Postal; InterAtividade; Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra; A Arte de Contar Histórias; Bonecos Animados utilizando Material Reciclável; Contando Histórias com Bonecos Animados; Edite o seu Livro; Brinquedos de Longa Vida; Dobra Desdobra Dobra um Avião; Formação de Contadores de História; Brinquedos que se faz Brincando; 1001 Reutilizações da Embalagem de Pizza; Ouvido de Poesia de Ouvido; Exercitando o Olhar. Atendendo: Fundações Culturais; Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do Paraná; Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná; Secretarias Municipais de Educação; Secretaria Especial de Relações com a Comunidade; Teatro Guaíra; UFPR; UEPG-PR; MIS-PR; SESC-PR. Produtos: livros de poesia e de contos; jornais experimentais; exposições fixas e itinerantes de arte e de poesia; espetáculos de Teatro de Bonecos. Projetos Culturais: Semana Literária do SESC; BiblioSESC; Ação Integrada para o Letramento/UFPR; Biblioteca Viva Itinerante; Ligado na Cultura; Balaio de Histórias;  SER;  Livros à Mão Cheia; Festival de Inverno/UFPR; FERA; Paraná em Ação; Educação Com Ciência; Águas de Março; Paranização/Teatro Guaíra; Paraná Fazendo Arte; Projeto Mutirão Cultural; Comboio Cultural.

4 comentários:

  1. Belos resultados. Sinal que a orientação foi mil.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. ..., gratíssimo, amiga Claudiane. ..., na mais recente Oficina, há pelo menos uma meia dúzia de poemas curtos que vai merecer a postagem! ..., aguarde!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Por acaso, coloquei meu nome no Google e fui direcionada ao seu Blog. Fiquei muito grata em ver o meu Hai-Kai por aqui, por sinal, ainda guardo uma das cópias daquele livrinho feito com os poemas...
    Posso dizer que suas orientações foram de extrema valia em minha vida (e continua sendo), principalmente na publicidade, embora eu atue atualmente no Direito.
    Seria uma honra encontrá-lo novamente! Quem sabe um dia a internet ajuda a reunir toda a turma...hehe
    Um grande Abraço.
    Iris Franco (irisfranco@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..., olá, Iris, este seu Hai-Kai é um dos meus favoritos. ..., aliás, os cinco aqui publicados são os que sempre relembro em oficinas. ..., quando decidi publicar os poemas, também procurei no Google por vocês, para pedir autorização e saber como estavam. ..., infelizmente não encontrei endereço para contato. ..., fico muito feliz em saber que (re)encontrou o seu belo poema aqui no Falas ao Acaso. ..., estamos aí, pela vida. ..., quem sabe hora dessas a gente acabe se encontrando. ..., gratíssimo pela visita e adoráveis considerações. ..., se tiver alguns poemas novos, me envie (via gmail). ..., ah, estou no FaceBoook, se quiser me adicionar. ..., grande abraço. T+

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...