segunda-feira, 14 de março de 2016

Jane Sprenger Bodnar: palavras de verdade

A escritora Jane Sprenger Bodnar é um dos grandes nomes femininos da literatura contemporânea paranaense que conquistou leitores e leitoras muito além do sul do Brasil. É expressiva a sua participação em antologias nacionais e internacionais. Passadas duas décadas, os amantes privilegiados da boa literatura não se esquecem do ousado projeto literário Baú de Signos e muito menos do provocativo objeto-poético Homeopoética..., em parceria com o grande Rollo de Resende (já publicado pelo Falas ao Acaso) e Fernando Zanela.

Seus belos poemas são feito agulhas de acupuntura que ao tocar o leitor o libertam para sempre das dores dos mal versejadores. Aos mais curiosos, a criativa autora se desvela um pouco mais em entrevistas concedidas à jornalista e escritora Marília Kubota (já publicada pelo Falas ao Acaso), no site escritoras suicidas, e à designer gráfica e escritora Tereza Yamashita, no site Abraços Dobrados.

Para encerrar os sete dias da irretocável poesia de Jane Sprenger Bodnar, que nos agraciou com o caracol, três haikais, instalação, gravura, sábado e domingo, na comemoração da Semana Internacional da Mulher, você fica com palavras de verdade..., um poema de mãe para filha.


                            

Jane Sprenger Bodnar

palavras de verdade
                                     para Luísa

palavras de brinquedo
palavras de verdade
imagens impossíveis
nascidas das primeiras palavras

garrafinha de água
agasalho para a noite
o livro esquecido da aula de ciências

pó de asas, pólen
imagens absurdas
nos olhos aveludados da mariposa

asas de porcelana
das louças antigas
coladas com clara de ovo

filhote de garça caído no ninho
o peixe ainda em seu bico
tema para um haicai sombrio

os acentos das palavras que você escreve
são filhotes estabanados
despencam lá do alto

caderno, ninho de letras
vamos colar os acentos que você esquece
com chicletes

teclado
seus dedos olhos fascinados
outro sentido para a métrica farfalham

*
ilustração de Joba Tridente



Jane Sprenger Bodnar nasceu em Curitiba. Formou-se em Comunicação Visual, pela UFPR. Publicações em antologias poéticas, jornais e revistas literárias, tais como: Jornal Nicolau (PR), Jornal A Notícia (SC), Mulheres Emergentes (MG), Revista Textuale (Itália); no ciberespaço, Revista Germina, Abraços Dobrados e os sites Cronopinhos e Escritoras Suicidas. Integra a Antologia Dedo de Moça, coletânea das Escritoras Suicidas (Terracota), “Hiperconexões realidade expandida” Volumes I e II (Patuá). Co-autora do objeto-poético Homeopoética (Casulo Provisório Edições). Em 2003, publicou "Luísa Cuidadora de Planetas" (edição de autor). Ministrante de oficinas literárias pela Fundação Cultural de Curitiba, SESC/PR, Itecne/PR, UFPR e Sala de Recursos para Altas Habilidades/ Superdotação no Instituto de Educação do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...