domingo, 13 de março de 2016

Jane Sprenger Bodnar: domingo

A escritora Jane Sprenger Bodnar é um dos grandes nomes femininos da literatura contemporânea paranaense que conquistou leitores e leitoras muito além do sul do Brasil. É expressiva a sua participação em antologias nacionais e internacionais. Passadas duas décadas, os amantes privilegiados da boa literatura não se esquecem do ousado projeto literário Baú de Signos e muito menos do provocativo objeto-poético Homeopoética..., em parceria com o grande Rollo de Resende (já publicado pelo Falas ao Acaso) e Fernando Zanela.

Seus belos poemas são feito agulhas de acupuntura que ao tocar o leitor o libertam para sempre das dores dos mal versejadores. Aos mais curiosos, a criativa autora se desvela um pouco mais em entrevistas concedidas à jornalista e escritora Marília Kubota (já publicada pelo Falas ao Acaso), no site escritoras suicidas, e à designer gráfica e escritora Tereza Yamashita, no site Abraços Dobrados.

Terça-feira, oito de março, foi o primeiro dia da Semana Internacional da Mulher, comemorada aqui no Falas ao Acaso com a publicação de nove encantadores poemas de Jane Sprenger Bodnar. O primeiro foi o caracol, seguido de três haikais, instalação, gravura e sábado. Hoje é dia de se guardar o domingo!


                                                      

Jane Sprenger Bodnar


d o m i n g o

nesta praça
tudo está em paz
os que passam
os sentados
jornais

as árvores nuas
maduras de pardais

*
ilustração de Joba Tridente.2016



Jane Sprenger Bodnar nasceu em Curitiba. Formou-se em Comunicação Visual, pela UFPR. Publicações em antologias poéticas, jornais e revistas literárias, tais como: Jornal Nicolau (PR), Jornal A Notícia (SC), Mulheres Emergentes (MG), Revista Textuale (Itália); no ciberespaço, Revista Germina, Abraços Dobrados e os sites Cronopinhos e Escritoras Suicidas. Integra a Antologia Dedo de Moça, coletânea das Escritoras Suicidas (Terracota), “Hiperconexões realidade expandida” Volumes I e II (Patuá). Co-autora do objeto-poético Homeopoética (Casulo Provisório Edições). Em 2003, publicou "Luísa Cuidadora de Planetas" (edição de autor). Ministrante de oficinas literárias pela Fundação Cultural de Curitiba, SESC/PR, Itecne/PR, UFPR e Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação no Instituto de Educação do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...