segunda-feira, 2 de março de 2015

Cultura Zen: Meditação e Macacos

Há alguns anos encontrei na web uma seleção de 175 Koans (narrativas, parábolas que propiciam a iluminação aos discípulos zen-budista) e Contos Zen, infelizmente sem a origem e ou autoria das traduções. A sutileza e o humor são incomparáveis. Destes, fiz uma seleção nada fácil de sete, que postei em 2013. Agora selecionei mais sete. Na sexta postagem: Meditação e Macacos.



Meditação e Macacos

Um homem estava interessado em aprender meditação. Foi até um zendo (local de prática meditativa zen) e bateu na porta. Um velho professor o atendeu: "Sim?"

"Bom dia meu senhor.", começou o homem. "Eu gostaria de aprender a fazer meditação. Como eu sei que isso é difícil e muito técnico, eu procurei estudar ao máximo, lendo livros e opiniões sobre o que é meditação, suas posturas, etc... Estou aqui porque o senhor é considerado um grande professor de meditação. Gostaria que o senhor me ensinasse."

O velho ficou olhando o homem enquanto este falava. Quando terminou, o professor disse: "Quer aprender meditação?"

"Claro! Quero muito!", exclamou o outro.

"Estudou muito sobre meditação.", disse um tanto irônico.

"Fiz o máximo que pude...", afirmou o homem.

"Certo!", replicou o velho. "Então vá para casa e faça exatamente isso: NÃO PENSE EM MACACOS."

O homem ficou pasmo. Nunca tinha lido nada sobre isso nos livros de meditação. Ainda meio incerto, perguntou: "Não pensar em macacos? É só isso?"

"É só isso!"

"Bem isso é simples de fazer.", pensou o homem, e concordou. O professor então apenas completou: "Ótimo. Volte amanhã." E bateu a porta.

Duas horas depois, o professor ouviu alguém batendo freneticamente à porta do zendo. Ele abriu e lá estava de novo o mesmo homem.

"Por favor me ajude!", exclamou aflito. "Desde que o senhor pediu para que eu não pensasse em macacos, não consegui mais deixar de me preocupar em NÃO PENSAR NELES!!!! Vejo macacos em todos os cantos!!!!"

*
ilustração de Joba Tridente – 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...