quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Esopo: A Pulga e o Camelo

3 fábulas de Esopo. 3 reflexões para o antes, o durante e o após eleições. 3 fábulas que se encontram no livro Fábulas de Esopo Ilustradas, tradução e adaptação de Carlos Pinheiro - Licença Creative Commons, 2012. O antes: A Pulga e o Camelo. O durante: O Rei dos Macacos e Dois Homens. O após: O Cão e a Máscara.



A Pulga e o Camelo
Esopo

Pôs-se uma Pulga em cima de um Camelo carregado, e deixou-se ir em cima da carga durante a jornada, no fim da qual saltou abaixo e, sacudindo-se, disse:
— Ainda bem que desço, porque tinha pena de ti; agora irás leve com pouca carga.
O Camelo riu-se deste cumprimento e respondeu:
— Nunca senti que te levava em cima, nem tu podes carregar-me nem aliviar-me, pois não tens peso para isso. A carga que eu levo, essa sinto. Tu não tens peso para te sentirem.


Moral da história: Há homens leves como pulgas que, por se mostrarem de muita importância e íntimos de senhores, não fazem senão entrar e sair de suas casas e tomam a mão a outros, que vão como os Camelos carregados de negócios, somente para meterem na cabeça de quem sabe pouco deles que são tidos em conta ou que prestam para alguma coisa.

*
ilustração de Joba Tridente – 2014


Esopo, o grande fabulista grego, ainda hoje é uma grande incógnita. Não se sabe quando e onde (Samos? Sardes? Atenas?) nasceu, mas acredita-se que teria sido morto em Delfos em 620 a.C. Pelo que se conta, o mestre não teria palpos na língua e ancorado pelas suas fábulas atingia os grandes e os pequenos com seus julgamentos. Escravo, teria sido liberto por Jadmo de Samos e saiu pelo mundo: Egito, Babilônia, Ásia Menor. Apesar de deixar nada escrito, Esopo seria autor de, no mínimo, umas 400 fábulas, recontadas até hoje. Dos muitos autores que as recolheram o mais popular é o francês Jean de La Fontaine (1621-1695).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...