quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Marcílio Farias: (Diálogo visto de longe na Praça da Sé)

Marcílio Farias: Os poemas desta seleção, escritos num período de mais ou menos dez anos, em lugares e circunstâncias tão diferentes quanto as paisagens que evocam, foram agrupados em quatro partes, definidas em relação ao veio temático que exploram, e não à época em que foram escritos — a ordem é totalmente metacrônica. (...) Os temas e motivos entremeiam a minha visão de mundo com as múltiplas visões do homem que o mundo nos revela — evidenciadas no trato da linguagem. E o que seria a literatura se não o abrir universalizante de um particular, objetivado via linguagem? Acredito, como Baudrillard, que nosso tempo é um cipoal de falsos indicadores: indicadores de vida e de negação da vida, de uma civilização tecnofeita e endurecida por diretrizes rarefeitas, reificadas, que destroçam o veio sentimental e emotivo, sensual e prazenteiro, que deveria ser o traço característico dos seres humanos.












(Diálogo visto de longe na Praça da Sé)


Ele beija a mão dela,
Confere o contracheque
E pede abatimento.

Ela zomba,
Mexe as mãos para cima e para baixo,
Chega perto de seu ouvido direito e cochicha.

E ri
E arrota
Cerveja.

Ele - "Mesmo assim, você insiste nesse roteiro noturno,
Fabricando sonho, gonorreia e febres todas as
Noites nesse roteiro soturno
Deixa, deixa, deixa eu te alisar, deixa
Deixa eu fabricar meu sonho no seu roteiro noturno"

Ela – “No meu corpo só existe esquecimento.
Meu prazer se chama esquecimento
E não sinto nada quando você toca no meu seio
Só sinto a dor, o fogo da dor, e a chaga crescendo"


(*)
Ilustração de Joba Tridente: 2013


Marcílio Farias é formado e pós-graduado pela UnB em Jornalismo, Cinema e Filosofia. Em 1989 emigrou para os Estados Unidos. Vive e trabalha entre Natal (Brasil) e Phoenix-Miami-Boston (EUA). Obras publicadas: Visual Field (poemas), 1996 - Watermark Press, MD, EUA; O Livro Cor de Triângulo Cor-de-Rosa (poemas), 2007, e Rito para Ressuscitar um Elefante (poemas), 2010, ambos pela Scortecci Editora, São Paulo, Brasil. Link: Currículo completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...