sábado, 11 de maio de 2013

Cultura Zen: Tudo Morre



Há alguns anos baixei uma seleção de 175 Koans (narrativas, parábolas que propiciam a iluminação aos discípulos zen-budista) e Contos Zen, infelizmente sem a origem e ou autoria das traduções. A sutileza e o humor são incomparáveis. Destes, fiz uma seleção nada fácil de sete, que estou postando nesta semana outonal de maio.


Tudo Morre

Quando era jovem, o então monge Ikkyu e seu irmão estavam arrumando o quarto de seu mestre, e num acidente o irmão quebrou a tigela da cerimônia do chá favorita do sábio professor. Ambos ficaram assustados, pois a tigela era muito estimada pelo mestre, pois foi um presente do imperador. Entretanto, Ikkyu disse ao irmão:
"Não se preocupe. Sei como abordar a questão com nosso mestre!"
Juntou os pedaços de cerâmica, escondeu-os no manto, saiu para o jardim do templo e sentou-se a esperar pelo velho sábio. Quando este se aproximou, Ikkyu propôs-lhe um Mondo (uma sequência de perguntas e respostas):
"Mestre, é dito que todos os seres e todas as coisas no Universo estão fadadas a morrer?"
"Sim," respondeu o Mestre, "o próprio Buddha assim afirmou, e tal conceito é inegável: todas as coisas têm de perecer."
"Sendo assim, devemos compreender a natureza da impermanência, e superar o sofrimento ignorante pelas perdas que são, afinal, relativas e inevitáveis."
"Com certeza, tal compreensão faz parte do caminho correto!" disse o mestre feliz pela sagacidade de seu jovem discípulo.
Neste momento, Ikkyu retirou os cacos de sua manga, pousou-os à frente do mestre e disse:
"Mestre, sua querida xícara de chá morreu..."
E saiu ligeiro da presença do surpreso sábio...


*
Ilustração de Joba Tridente: 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...