segunda-feira, 18 de março de 2013

Oscar Wilde: Literatura, Teatro, Política



Oscar Wilde
Aforismos sobre Literatura e Teatro e Política


Literatura

Acusam amiúde os artistas e os letrados de terem um espírito desprovido de universalidade. Acontece que isto é necessariamente verdadeiro como regra. Aquela mesma concentração, aquela unidade de escopo que marca o temperamento artístico é uma limitação. Quem se preocupa com a beleza formal atribui uma importância muito relativa às demais manifestações do pensamento.


Teatro

Que sorte têm os atores! Cabe a eles escolher se querem participar de uma tragédia ou de uma comédia, se querem sofrer ou regozijar-se, rir ou derramar lágrimas; isto não acontece na vida real. Quase todos os homens e mulheres são forçados a desempenhar papéis pelos quais não têm a menor propensão. O mundo é um palco, mas os papéis foram mal distribuídos.


Política

Há três tipos de déspotas. O déspota que brutaliza o corpo. O déspota que brutaliza a alma. O déspota que brutaliza o corpo e a alma. Ao primeiro dá-se o nome de príncipe. Ao segundo de papa. O terceiro é o povo.



Oscar Wilde (16/10/1854 - 30/11/1900), mestre do sarcasmo inglês: A única pessoa no mundo que gostaria de conhecer profundamente sou eu mesmo, mas por enquanto não vejo a menor possibilidade de isso acontecer.

Estes Aforismos têm como base, entre outras fontes, o livro Oscar Wilde - Aforismos, com tradução de Mario Fondelli para Clássicos Econômicos Newton.

Foto  de Joba Tridente - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...