segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia dos Professores: Piadas Escolares


Ilustração de Joba Tridente - Falas ao Acaso: Piadas Escolares

Dia desses, pesquisando no Arquivo Digital Brasiliana USP (que recomendo!), encontrei o Almanach de Porto Alegre - 1920. Eu não o conhecia. Sou do tempo do Almanaque (Biontônico) Fontoura, aquele do Jeca Tatu (dos anos 1960) e que foi criado e ilustrado por Monteiro Lobato (1882 - 1948) também em (acredite!) 1920. A premissa é a mesma: informações médicas, agrícolas, literatura, passatempo, humor... Bem, foi nele que encontrei, entre outras pérolas, estas três ingênuas piadas para animar o Dia dos Professores:

1
Desculpa naturalíssima.
O mestre escola: - Então Joaquim, porque não vieste ontem, à aula?
O Joaquim: - Estive com muita febre, e fiquei de cama.
- Sim? Pois a mim me disseram que perto do meio dia, ias, muito contente, a correr pela rua I.
O Joaquim (corando muito) - Perto do meio dia ? . . . Ah! Já me lembro! Era eu que me sentia muito mal, e ia chamar o medico!

2
- Dize-me, Carlinhos, quantos irmãos tens mais velhos do que tu?
- Tenho quatro, senhor professor.
- E quantos tens mais novos do que tu?
- Cinco.
- Ah! então são dez irmãos?
- Não, senhor; somos onze.
- Bem se vê que não sabes somar.
Quatro mais velhos e cinco mais novos, e depois, contando contigo, são dez. Pois não é isto?
- É, sim, senhor; mas nós somos onze. Tenho um mano da mesma idade que eu. Eu e ele somos gêmeos.

3
Um dia, um rapazito foi para a escola com as mãos sujas, e o mestre disse-lhe:
- Joannico, não me tornes a aparecer aqui, com as mãos sujas dessa maneira. O que é que dizia, se eu viesse para a escola com as mãos sujas assim?
- Não dizia nada, respondeu Joannico prontamente. A minha boa educação chegava até aí.

 Nota: A ficha completa e o download do Almanach de Porto Alegre - 1920 podem ser acessados aqui. O site é Brasiliana USP.

Ilustração de Joba Tridente. 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...