sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Gibran Khalil Gibran: Os Dois Sábios.



No Natal de 1986 ganhei o livro O Louco, de Gibran Khalil Gibran, com tradução de Mansour Challita, em edição da Associação Cultural Internacional Gibran - ACIGI. Entre as 18 Pérolas encontra-se esta rara reflexão sobre a Fé que nos move e nos comove:


Os Dois Sábios

Na antiga cidade de Afkar, viviam dois sábios. Cada um rejeitava e desprezava o ensino do outro. Um era ateu; o outro, crente.

Aconteceu-lhes, certa vez, encontrarem-se na praça pública e começarem a discutir e argumentar perante seus adeptos sobre a existência dos deuses. Depois de discutirem durante várias horas, cada qual voltou para sua casa.

Na noite daquele mesmo dia, o ateu foi ao templo ajoelhar-se ante o altar e pedir perdão aos deuses por seus erros passados, enquanto o crente queimava seus livros e se entregava ao ateísmo.


Gibran Khalil Gibran (1883 - 1931) foi um dos maiores autores da literatura libanesa. O Profeta, onde se encontra o fascinante texto Os Filhos, é a sua obra mais conhecida. Seus livros, traduzidos no Brasil por Mansour Challita, refletem a sua profunda religiosidade e o seu caráter pacifista. Gibran é autor, entre outros, de: O Louco; O Errante; Asas Partidas; Jesus, o Filho do Homem; Areia e Espuma; Temporais; Parábolas; As Ninfas do Vale; O Jardim do Profeta; As Almas Rebeldes; A Música.

foto: Gibran Khalil Gibran, em 1896, aos 13 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...