sexta-feira, 6 de julho de 2012

Almir Correia: 13 Contos de Medos e Arrepios



13 Contos de Medos e Arrepios com poemas de Augusto dos Anjos

O escritor Almir Correia lançou recentemente 13 Contos de Medos e Arrepios com poemas de Augusto dos Anjos. O autor, que também é cineasta e já levou para as telas o seu terror gótico, cria, a partir de 13 sonetos de Augusto dos Anjos, contos de terror que vão cativar principalmente os leitores jovens que já se tornaram fãs da literatura contemporânea responsável pelo resgate de monstros, monstrengos, vampiros, anjos, lobisomens, mortos-vivos, vivos-mortos, zumbis esquecidos nas prateleiras do século passado. Aliás, alguns contos são bem cinematográficos (Duas Cidades, A Noiva Suicida, A Lanterna), só faltam ir além das telas da imaginação do leitor.

A interação entre os soturnos poemas de Augusto e os contos de mistério de Almir ficou muito interessante, um está sempre remetendo ao outro. Como é uma literatura de suspense e as narrativas são curtas, é complicado falar delas, por causa do fator surpresa, mas devem provocar, nos mais sensíveis, um friozinho na espinha.

A edição, com excelente edição gráfica e arrepiantes ilustrações de Alexandre Jubran, excetuando a capa, é toda em preto e branco. Na introdução do primeiro conto, do livro editado pela Noovha América, escreve o autor:

A Bota de Cemitério

A rua é boa para quem não mora nela.
Caixa de papelão.
Sarna.
Frio.
Cola.
Sopa noturna.
CRECK.
CRICK.
CROCK.
CRUCK.
CRACK...
A rua é boa pra quem passa por ela.
Maria passa...
João passa...
A velha-cara-de-passa passa...
Passa Fulano...
Passa Beltrana...
“Pobres coitados!”
Hoje está meio frio.
Frio fora de época.
“Bendita marvada!”
Mais um gole.


Almir Correia é premiado escritor e diretor de cinema de ficção e de animação. Criador da série de animação Carrapatos e Catapultas, apresentado pela TV Cultura, de São Paulo, e atualmente por ser vista no Cartoon Network. Entre seus livros estão: Poemas malandrinhos; Poemas sapecas: rimas traquinas; Anúncios amorosos dos bichos; O leão camaleão; Blog do sapo Frog; Enrola bola língua e vitrola; Anúncios carentes de bichos abandonados por gente; O menino com monstros nos dedos; Mais meninos com monstros nos dedos; Monstros Monstrengos; Babuxa.

ilustração: Capa – Alexandre Jubran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...