segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Oscar Wilde: 10 Aforismos sobre o Homem

ilustração de Joba Tridente: Oscar Wilde - Aforismo - Homem

Em 2010 foram comemorados os 110 anos da morte do escritor Oscar Wilde (16/10/1854 - 30/11/1900), mestre do sarcasmo inglês: A única pessoa no mundo que gostaria de conhecer profundamente sou eu mesmo, mas por enquanto não vejo a menor possibilidade de isso acontecer. Em 2011 se comemora 110 anos da publicação de Aphorisms. Durante todo o ano vou postar por aqui alguns dos meus favoritos.

01 - O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas.

02 - Nada pode prejudicar um homem a não ser ele mesmo. Nada pode ser roubado do homem. O que homem realmente possui é aquilo que existe nele. O que fica do lado de fora é coisa sem importância.

03 - O que vem a ser um cínico? Um homem que conhece o preço de todas as coisas e o valor de nenhuma delas.

04 - O homem ideal de nossa época é o homem de cabeça cheia de fatos. E a mentalidade deste homem é uma coisa monstruosa. Lembra a loja de um antiquário, repleta de monstros e de poeira, com cada objeto avaliado muito acima do seu valor real.

05 - O homem nunca encontra duas vezes o ideal. São raros os que conseguem encontra-lo uma vez.

06 - O homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real. Aqueles para os quais as coisas belas não têm outro significado a não ser a pura beleza são os eleitos.

07 - Quanto mais o homem fala de si, mais ele deixa de ser si mesmo. Mas deixe que se esconda por trás de uma máscara, e então ele contará a verdade.

08 - Não há um só tipo de homem. Há tantas perfeições quantos são os homens imperfeitos. E enquanto, mesmo forçado a pedir esmola, um homem pode ser e continuar a ser livre, ninguém jamais poderá ser livre se for forçado a se parecer com os demais.

09 - O fato de um homem imolar-se por uma ideia não prova, de forma alguma, que ela seja verdadeira.

10 - Na verdade, o homem não busca nem o prazer nem a dor, mas sim apenas a vida. O homem procura viver intensamente, completamente, perfeitamente. Quando conseguir fazer isto, sem lesar a liberdade alheia e sem nunca ser lesado, quando todas as suas atividades só lhe proporcionarem satisfação, ele será mais saudável, mais normal, mais civilizado, mais si mesmo.

Estes Aforismos têm como base o livro Oscar Wilde - Aforismos, com tradução de Mario Fondelli para Clássicos Econômicos Newton.

Ilustração de Joba Tridente com Elemento Celta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...