domingo, 10 de janeiro de 2010

Joba Tridente: Visão Geral da Literatura

arte (?) *

Visão Geral da Literatura
O lado “B” da literatura “A” na Internet

Esta série de cinco artigos, que escrevi em 2001, foi publicada no Caderno G, da Gazeta do Povo, de Curitiba, no segundo semestre do mesmo ano.
Este é o último artigo sobre obras literárias oferecidas gratuitamente aos internautas que buscam navegar além dos efeitos especiais dos mais diversos portais. Poderia continuar sugerindo o que há de melhor na literatura brasileira e estrangeira durante muito tempo, já que a cada dia novas obras, de domínio público, caem na rede e, sem dúvida alguma, merecem ser pescadas e deliciosamente saboreadas. Mas a idéia era usar um samburá e pegar apenas algumas, para dar ao leitor uma breve idéia do mundo fascinante da literatura de qualidade, feita para os leitores e não para os críticos.

O convite final, no entanto, é para que aquele leitor que adora ser surpreendido com um bom texto, se for preciso, vença o desinteresse do tema, o preconceito ou a “razão pessoal”, e bote os olhos em obras que fogem do lugar comum, como: Um Tratado da Cozinha Portuguesa do séc. XV, de autor anônimo, que é bem capaz de tornar os mais famintos em sofisticados e poéticos chefes de cozinha; Bom-Criolo, de Adolfo Caminha (1867-1897), obra corajosa e de um lirismo capaz de trincar seriamente qualquer radicalismo sexual; A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio (1881-1923), uma inesquecível seleção de crônicas para conhecer, amar e sentir saudades de um Rio de Janeiro antigo que, em alguns momentos, parece estar parado no tempo.

Vale lembrar que, além das obras de domínio público, também são distribuídas obras diversas, de autores contemporâneos editados ou não por algumas bibliotecas virtuais. O fato de elas serem oferecidas gratuitamente não quer dizer que não tenham qualidade ou que estão ali porque foram recusadas pelas editoras de marca. O que está acontecendo é que muitos autores estão experimentando e apostando numa novidade editorial em busca de novos leitores. Um exemplo disso é o livro Às Moscas, armas!, de Nelson de Oliveira. A obra é uma excelente coletânea de contos e está disponível na Catatau Editora. Nelson recebeu o Prêmio Casa de Las Américas em 1995 e venceu o Concurso de Contos da Fundação Cultural da Bahia em 1996).

Alguns leitores, mais saudosistas, se recusam a instalar aplicativos para ler as obras editadas nos formatos PDF e/ou eBook, porque acham cansativo ficar sentados em frente do computador lendo um texto literário. No entanto são capazes de passar horas vagando por poluidíssimas páginas e/ou simplesmente trabalhando em algum texto próprio. A desculpa é a de que o aplicativo eBook não se compara ao livro de papel que se carrega para todo lado, inclusive para a cama, e que o e-Book portátil, que se carrega para onde quiser, custa muito caro. O aplicativo Acrobat eBook Reader, além de aceitar textos em PDF, como todo e-Book também permite fazer anotações, marcar e destacar texto na página, como se faz em qualquer livro de papel, além de ser mais prático e rápido na busca de palavras. Talvez o mais interessante nesses aplicativos, que funcionam como uma biblioteca, já que são capazes de armazenar vários livros, é que, ao contrário dos impressos, eles possibilitam aumentar bem o tamanho das letras, aliviando as vistas cansadas de tanta leitura e tranquilizando as mentes ainda carentes.


*Encontrei esta bonita ilustração (sem a autoria) num site da SEED-PR, que também oferece download de excelentes obras literárias em Domínio Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...