terça-feira, 24 de maio de 2016

Jamil Snege: Senhor 13

Cheguei a Curitiba, Paraná-PR, vindo de Brasília-DF, em 1990. Trocava o belíssimo cerrado pelas imponentes araucárias. Certo dia, na redação do jornal Nicolau, editado pelo escritor e jornalista Wilson Bueno (1949-2010), conheci o irreverente escritor e publicitário Jamil Snege (1939-2003). Algum tempo depois fui apresentado a um dos seus livros mais inquietantes: Senhor, composto de 22 breves monólogos sagrados. A mim, esta obra editada pelo próprio autor, através da Beta Publicidade, em 1989, é a sua irretocável catarse sacra. O cultuado Jamil Snege nos deixou há 13 anos.

Hoje, e por mais dois dias (crente, ateu ou livre pensador), deixe se envolver pelo fascínio da incontida palavra (con)sagrada em Senhor. Ontem foi dia de Senhor 8 e anteontem de Senhor 3.



S E N H O R
Jamil Snege

13
.....
Não ouças qualquer
juízo que eu faça sobre
meu semelhante.
Amordaça-me.
Corta minha língua.
A pessoa que acusei
de furtar minhas luvas
não tinha mãos.

*
ilustração de Joba Tridente.2016


JAMIL SNEGE (Curitiba: 10 de julho de 1939 - 16 de maio de 2003). Escritor e publicitário paranaense, Jamil Snege era formado em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade católica do Paraná (PUC-PR). Ousado, Snege se notabilizou na carreira publicitária, com criativas campanhas comerciais, políticas e educativas..., e na genial atividade literária, abrindo mão das grandes editoras, para financiar os próprios livros. Em 1960 trabalhou como estagiário do jornal Tribuna da Imprensa (RJ), onde posteriormente publicou seus primeiros contos. De maio de 1997 a maio de 2003, publicou crônicas quinzenais no Caderno G do Jornal Gazeta do Povo (PR). Admirado pelos escritores Moacyr Scliar, Affonso Romano de Sant’Anna, Hilda Hilst, Wilson Bueno, Cristóvão Tezza, Miguel Sanches Neto, Marcelino Freire, Marçal Aquino, Joca Reiners Terron, Nelson de Oliveira, a literatura de Jamil Snege traz os seguintes títulos: Tempo sujo (novela, 1968), A mulher aranha (contos, 1972), Ficção onívora (contos, 1978), As confissões de Jean-Jacques Rousseau (drama em 2 atos, 1982), Para uma sociologia das práticas simbólicas (ensaio, 1985), Senhor (poesia, 1989), O jardim, a tempestade (contos, 1989), Como eu se fiz por si mesmo (romance autobiográfico, 1994), Viver é prejudicial à saúde (novela, 1998), Os verões da grande leitoa branca (contos, 2000), Como tornar-se invisível em Curitiba (crônicas, 2000). Fonte: Wikipédia.

Para saber mais, recomendo a leitura de: Jamil Snege - inquietações de um profano, entrevista concedia a Marília Kubota, para o Jornal Nicolau (1992) e de Jamil Snege - A Visibilidade de um mestre da Ficção e ou Jamil Snege, do Jornal Cândido e ainda: Às Margens do Cânone: Relendo Jamil Snege.

2 comentários:

  1. Joba que Deus continue a te inspirar.
    Sensacional sua matéria e ilustração.
    Levando " Senhor ... Não ouças qualquer
    juízo que eu faça sobre
    meu semelhante.

    ResponderExcluir
  2. ..., mais uma vez, grato, pela sua leitura e generosos comentários, Claudiane. ..., nas ilustrações procurei manter a relação amorosa do autor, na infância, e as dúvidas se sobrepondo no futuro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...